ARTE E EDUCAÇÃO


O desenho desempenha um papel fundamental na vida das crianças. Como possibilidade de se expressar, o desenho, assim como o brincar, marca um período importantíssimo na vida do ser humano, marca o desenvolvimento da infância. No que diz respeito às etapas do desenvolvimento do grafismo infantil, analise o trecho a seguir e assinale a alternativa que corresponde a fase correta. 

"Nesta fase, a criança pode propor desenhar o seu cachorrinho e terminar o desenho dizendo que é um outro animal ou um objeto, “nem todas as crianças fazem isso, é claro, mas parece evidente que o desenho se converte, agora, num registro do que elas sentem a respeito de aspectos e partes do seu ambiente” (LOWENFELD, 2007, p.125).


Fase pré-esquemática.


Fase das garatujas controladas.


Fase esquemática.


Fase da imaginação.


Fase das garatujas desordenadas.  

Ao reconhecer a sala de aula, também, como um espaço de criação, é CORRETO afirmar que:

I – A sala de aula torna-se um poderoso espaço de criação a partir do momento que são elaboradas propostas pedagógicas bem estruturadas.

II – A sala de aula pode ser um espaço de criação quando existe uma relação entre professor e alunos, bem como os conteúdos sejam estabelecidos como maneira de aprofundar o conhecimento.

III – A sala de aula reconhecida como um espaço de criação não ignora o que um aluno já sabe, as sugestões dos colegas, as intervenções do professor, o que foi visto na televisão ou mesmo uma história ouvida do avô.

IV - A sala de aula como um espaço de criação pertence somente a educação infantil, pois nesta fase não é exigido do professor o compromisso com o conteúdo ministrado.

  

A respeito das afirmações constantes dos itens acima, marque a alternativa CORRETA.


Apenas as afirmações constantes dos itens II e III estão corretas.


Apenas as afirmações constante do item III e IV estão corretas.


Apenas as afirmações constantes dos itens I, II e IV estão corretas.


As afirmações constantes dos itens I, II e III estão corretas.


Apenas a afirmação constante do item II está correta.

Ao trabalhar com as Artes visuais na educação infantil o professor precisa ter conhecimento da área, das etapas do desenvolvimento infantil, de como realizar um planejamento e como avaliar o processo de desenvolvimento da criança. A partir daí, saber planejar momentos prazerosos e de desenvolvimento da aprendizagem respeitando as particularidades de cada faixa etária da criança e seu nível de desenvolvimento. De acordo com esse estudo, analise as afirmativas a seguir e julgue-as como verdadeiras (V) ou falsas (F)

(  ) “No processo de aprendizagem em Artes Visuais a criança traça um percurso de criação e construção individual que envolve escolhas, experiências pessoais, aprendizagens, relação com a natureza, motivação interna e/ou externa” (RCNEI, 1998, p.91).

(    ) O trabalho com as Artes visuais na educação infantil não tem como intenção formar artistas, pintores, escultores, mesmo que isso aconteça no decorrer da sua vida.

(    ) Na educação infantil o professor deve desenvolver atividades artísticas exclusivamente com o desenho, por ser a única forma da criança se comunicar nesta idade.

(    ) O professor, ao oportunizar o contato com materiais, técnicas e objetos de arte e realizar a mediação entre o que a criança sabe e o que ainda pode aprender, contribui para as experiências de aprendizagem artística do aluno.

(    ) A educação em Artes visuais visa formar “crianças sensíveis ao mundo e conhecedoras da linguagem da arte” (RCNEI, 1998, p.91).

(   ) O fazer artístico para as crianças de 4 a 6 anos tem como conteúdo a criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc.

 

A sequência CORRETA está contida em:


F, V, V, F, F, V.


F, V, F, V, F, V.


V, V, F, V, V, V.


V, V, F, V, F, F.


F, V, F, V, V, V.

“[...] a arte educa. Por meio dela o ser humano desenvolve não só o intelecto, mas também a sensibilidade, a ética, a estética porque conhecemos o olhar do outro, sua forma de se expressar diante de determinado fato e nos confrontamos com ele de forma real e imaginária. Ela nos proporciona a busca da verdade, a nos conhecer melhor”. (FERREIRA, 2016. p. 4).

Considerando a citação acima apresentada analise o seguinte enunciado.

 

Para o professor é importante desenvolver atividades artísticas para as crianças em idade pré-escolar sem se preocupar em conhecer e estudar a História da Arte.

 

PORQUE

 

A História da arte é um estudo muito vasto e complexo, dividido em vários períodos desde a pré-história até a idade Contemporânea em que vivemos hoje, nos quais se verificam as variadas formas de produção artística das inúmeras civilizações ao longo da história humana.


Assinale a opção correta a respeito desse enunciado. 


A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.


As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.


Tanto a primeira asserção quanto a segunda são proposições falsas.


As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda não é justificativa correta da primeira.


A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.

Considerando a importante contribuição dos estudos da arte para a formação inicial e ao longo da vida do professor, proporcionar a criança a pensar sob novos ângulos e zelar pelo artista é:

I- Possibilitar os alunos aventurar-se em caminhos desconhecidos.

II- Apresentar os modelos padrões para evitar o inesperado.

III- Escolher os desenhos mimeografados mais fáceis e que agrade o grupo.

IV- Selecionar imagens que estejam de acordo com os conteúdos abordados.

V- Ensinar com carinho qual a cor deverá ser usada para não estragar uma pintura e/ou desenho.  

 

Agora, assinale a alternativa correta: 


Apenas I, II, III e IV estão corretas.


I, II, III, IV e V estão corretas.


Apenas IV está correta.


Apenas III e IV estão corretas.


Apenas I está correta.

A partir dos estudos desta disciplina podemos considerar que é possível realizar experiências de expressão plástica que produzem resultados criativos e originais. Diferentes experiências, realizadas com crianças, podem evitar a presença dos desenhos estereotipados na escola. É importante desenvolver um trabalho nas escolas de forma a banir a presença de estereótipos de toda e qualquer proposta pedagógica.

Com relação ao uso de estereótipos na escola marque com V as alternativas verdadeiras e com F as falsas.

(    ) Os estereótipos devem ser banidos das escolas porque acreditamos no potencial criador de cada criança e na sua capacidade expressiva.

(   ) Os modelos estereotipados fornecidos pelo professor, por serem fáceis de fazer,  auxiliam a criança a adquirir confiança na sua capacidade de desenhar.

(    )  A presença dos estereótipos leva a criança a desaprender o seu próprio desenho e perder a confiança no seu traço.

(    ) Os estereótipos costumam aparecer nas matrizes que muitos professores usam em: folhas reproduzidas em xerox; malha de quadrinhos; modelos.

(  ) Os desenhos estereotipados são monótonos; impessoais; mecânicos; iguais; esquematizados. Eles camuflam dificuldades de representação.

(   ) A direção de muitas escolas infantis considera que os desenhos das crianças são feios porque não são feitos com capricho, são incorretos, o colorido sai para fora dos limites; compete ao professor ensinar às crianças como desenhar corretamente e usar as cores certas.

(    ) Os estereótipos muito usados transformam-se em estereótipos mentais.

(    ) Para os eventos que a escola promove, conforme calendário escolar, é importante que os professores façam os painéis pois a criança não está preparada para organizá-los com capricho e correção.

 

A sequência CORRETA está contida em:


V- F- V- V- F- F- V- F. 


V- V- F- V- F- V- V- F.


V- F- F- V- V- F- V- F.


V- F- F- V- F- V- F- V.


V- F- V- V- V- F- V- F.

Analise com atenção o texto de Vianna (1995) que se segue para responder a questão.

Estereótipo, uma bola de neve.

Onde encontrar os desenhos estereotipados? Sempre os mesmos, enfadonhamente repetidos, eles estão em todos os lugares, mas principalmente nas escolas. É lá onde podemos apreciar a maior quantidade e variedade deles, é onde melhor podemos acompanhar sua utilização. Os vemos nos murais, nas janelas, nas portas, nas paredes, nos materiais didáticos, nos trabalhos das crianças... A escola parece ser o habitat natural dos estereótipos, um terreno fértil onde vicejam e se reproduzem à exaustão, sob o pretexto ou a ilusão de tornar o ambiente ou a aprendizagem mais atraente, agradável, interessante para a criança. Todos gostam e as crianças desde cedo aprendem a amar os estereótipos. Eles vêm não se sabe e vão para onde não se sabe. Nós os usamos simplesmente porque gostamos, achamos “bonitinhos”, “fofinhos”, “uma gracinha”. Com exceção das representações de personagens da comunicação de massa, (antes Mickey, Garfield, Snoopy, hoje Pokemon, Superpoderosas, Bob Esponja..), as outras não sabemos quem criou, de onde aprendemos, e nem para que servem. Mesmo assim, as adotamos indiscriminadamente. Pior, impunemente! Elas nos parecem tão familiares, tão inofensivas...

Diretores e donos de escola sabendo que pais gostam destas enfeitadas, abusam dos estereótipos com o objetivo de atrair alunos. Salvo raros pais esclarecidos, a maioria se deixa envolver pelo aspecto externo do prédio, julgando, equivocadamente, ser bom o colégio que enfeita suas paredes. Dificilmente, pais gostam de matricular filhos em escolas de “paredes nuas”.


Se é assim, o que os estereótipos têm de tão negativo? Se crianças adoram, seus pais também, se as professoras se sentem bem em fazê-los, se as diretoras se orgulham de ter a escola enfeitada, por que combatê-los? Por que não aceitá-los?

Não podemos aceitá-los porque como educadores, acreditamos no poder de criatividade das pessoas, na individualidade de cada ser humano, acreditamos na necessidade vital que a criança tem de se expressar; porque somos contra a acomodação e desejamos a transformação.

 

Em relação ao que é colocado por Vianna é CORRETO afirmar que:

I- Se os modelos chamados “estereotipados” agradam às crianças e aos pais a escola deve continuar a incentivar o seu uso pelos (as) professores (as).

II- Os desenhos chamados “estereotipados” fazem parte do mundo da criança e deixam a escola mais alegre e colorida.

III- A escola utiliza estereótipos nos murais, nas portas, nas paredes, nos materiais didáticos, nos trabalhos das crianças. Isso tem dificultado muito o desenvolvimento criativo do desenho infantil e mesmo a perda do “seu desenho” pelas crianças.

IV- As paredes das escolas, no início do ano letivo, devem estar enfeitadas com murais organizados pelos professores, pois isso agrada aos pais e às crianças.

V- Se a escola é o lugar da criança, é o seu desenho (e não o modelo que o professor escolhe) que deve estar presente na escola, pois pelo desenho a criança se expressa e conta de si mesma.

 

Estão CORRETAS as afirmativas contidas em:


III e V apenas.


II, III e V apenas.


I, II e IV apenas.


II e IV apenas.


I, III, e IV apenas.

Com base nos estudos realizados sobre Leitura e Releitura e seu exercício em sala de aula de educação infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:

(   )- Releitura não é simplesmente uma cópia, nem plágio, muito menos uma falsificação.

(   )- Para a “leitura” do mundo contemporâneo é preciso também adquirir a capacidade de se ter um olhar atento à velocidade das informações e às múltiplas facetas que o mundo apresenta e representa, de modo a poder interpretá-las.

(   )- O exercício da “leitura” da escrita faz com que se aproprie e aprimore a capacidade de “ler” outros “textos” e “contextos”, como uma obra de arte ou o ambiente em que vive, por exemplo.

(     )- Releitura consiste na criação de uma nova obra, realizada a partir de outra feita anteriormente, acrescentando nessa nova produção um toque pessoal e uma nova maneira de ver e sentir, de acordo com a cultura e vivência próprias de cada pessoa.

(     )- A leitura ou o ato de ler é muito mais do que apenas identificar os códigos de escrita. O “leitor” em seu dia-a-dia vai muito além da leitura das palavras, frases e sentenças que um texto escrito apresenta.

 

Assinale a alternativa com a sequência correta.


V, V, V, V, F.


F, V, V, V, V.


F, V, V, F, V.


V, V, V, V, V.


F, F, V, V, F.

Em seu material de estudos sobre “A expressão em artes visuais: cores e formas”, a autora fundamenta as poéticas visuais e como desenvolvê-las com as crianças da Educação Infantil nos anos iniciais do Ensino Fundamental, enquanto conhecimento de artes. Nesta perspectiva, assinale a alternativa que melhor caracteriza o que são poéticas visuais.


São linguagens artísticas como desenhos, colagens, pinturas, esculturas, fotografias, representações de poemas utilizadas pelos alunos em seus trabalhos.


São linguagens artísticas como desenhos, colagens, pinturas, esculturas, fotografias, representações de poemas – utilizadas pelos alunos em seus trabalhos, aos quais se integram ao texto verbal.


São linguagens artísticas desenvolvidas pelas diferentes linguagens como as Artes Visuais, a Dança, a Música e o Teatro.


São linguagens artísticas representadas por pintores famosos para expressar contradições da sociedade, problemas de ordem social ou humanos.


São linguagens artísticas ligadas as manifestações culturais que se integram ao texto verbal desenvolvidas, especificamente, por artistas renomados.

Assinale nas alternativas abaixo aquela que representa condições para o favorecimento das práticas artísticas em sala de aula de educação infantil:


Possibilitar às crianças a escolha de suas expressões plásticas, de forma que possam manuseá-las, por exemplo, somente nos momentos de atividades livres.


Dispor de um acervo com livros e outros materiais como histórias em quadrinhos, sucata, tintas, massinha entre outros, podendo ser classificados e organizados com a ajuda das crianças.


Organizar momentos de expressão de desenho livre nos quais o professor não tenha planejado antes, pois as aulas de arte são apenas para desenvolver atividades ligadas a datas comemorativas.


Possibilitar às crianças, após ouvir uma história, a expressão artística por meio do desenho para saber quanto ela memorizou da história.


O professor que deve entregar os desenhos para colorir, escolhendo a cor e demonstrando um papel fundamental como modelo para as crianças.

Páginas: 12345678910
1112